
Em contraste, o Cristianismo histórico situa-se na crença de que a lógica clássica representa a "verdade de Deus" e a boa razão é o fundamento da fé cristã. John Wesley, por exemplo, colocou em um canto a razão em seu "quadrilátero", que serve como pedra angular da teologia Wesleyana, a razão com base na evidência da Escritura, tradição e experiência pessoal deve servir como a base da fé cristã. O Deus cristão é um Deus absoluto e um dos seus atributos é a "verdade". Desde que fomos criados à Sua imagem, a “verdade absoluta" é conhecida e pode ser distinguida de "mentira absoluta." Se você rejeitar o uso da lógica clássica no pensamento religioso ou de alguma outra área de sua vida, então, nesse domínio, a verdade é pessoal, situacional, e essa área da sua vida será uma eterna fonte de confusão e desespero.
Os cristãos devem resolver esse problema ou então irão apenas se concentrar em "espiritualizar todas as coisas"?Talvez Martin Luther tenha respondido a esta questão há vários séculos atrás:
“Se eu professar com a voz mais alta e clara expondo cada porção da verdade de Deus, exceto precisamente aquele pequeno ponto em que o mundo e os demônios estão naquele momento atacando, eu não estou confessando Cristo, porém ousadamente eu possa estar professando a Cristo. No calor da batalha, não é a lealdade do soldado que é provada, e sim estar firme no campo de batalha, além disso, é um vôo simples e com desgraça, se ele recua nesse ponto.”
Finalmente, algumas questões são centrais para a teologia cristã, enquanto outras são apenas periféricos. Vamos sempre que possível analisar as questões centrais da Teologia Cristã e também as questões periféricas.
Vivendo Cristo...

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