lutando pelas verdades Cristãs- Parte 1

terça-feira, 31 de maio de 2011
         A lógica clássica constitui a base pela qual avaliamos o mundo exterior em nossa vida diária. Por exemplo, se hoje é o seu aniversário ou não seja o seu aniversário, mas nunca pode ser e não ser seu aniversário, ao mesmo tempo. Ou a massa do seu corpo é de 80 kg ou 85 kg, neste momento ou não, mas não pode ser ao mesmo tempo 80 kg e 85 kg, seria ilógico crer assim. 
            Por exemplo, uma escolha, baseadas em evidências, entre (Jesus é Deus) e (Jesus não é Deus) é exigido pela lógica. Entretanto, usando o novo modo de pensar, outras opções podem ser sintetizadas, como "Jesus pode ser Deus por alguns, mas não por todos, porque a verdade é pessoal" ou "Eu creio que Jesus é Deus com base em meus sentimentos, intuições e emoções, mas não consigo apoiar essa crença por qualquer tipo de lógica ou razão baseada em evidências". Ou seja, a verdade hoje é “Relativa” para muitas pessoas, pois muitos têm um pensamento relativista em todos os assuntos (ou apenas nos religiosos), tornando essa verdade (ter um olhar relativo em determinado assunto) sua lógica primária. Essa nova maneira de olhar para a "verdade" permeia o mundo civilizado e pode ser o problema mais crucial que o cristianismo enfrenta neste século. Filosofia, a música, a arte, a cultura em geral e, em certa medida, a teologia cristã tem abraçado.  


            Em contraste, o Cristianismo histórico situa-se na crença de que a lógica clássica representa a "verdade de Deus" e a boa razão é o fundamento da fé cristã. John Wesley, por exemplo, colocou em um canto a razão em seu "quadrilátero", que serve como pedra angular da teologia Wesleyana, a razão com base na evidência da Escritura, tradição e experiência pessoal deve servir como a base da fé cristã. O Deus cristão é um Deus absoluto e um dos seus atributos é a "verdade". Desde que fomos criados à Sua imagem, a “verdade absoluta" é conhecida e pode ser distinguida de "mentira absoluta." Se você rejeitar o uso da lógica clássica no pensamento religioso ou de alguma outra área de sua vida, então, nesse domínio, a verdade é pessoal, situacional, e essa área da sua vida será uma eterna fonte de confusão e desespero. 


            Os cristãos devem resolver esse problema ou então irão apenas se concentrar em "espiritualizar todas as coisas"?Talvez Martin Luther tenha respondido a esta questão há vários séculos atrás:  


            “Se eu professar com a voz mais alta e clara expondo cada porção da verdade de Deus, exceto precisamente aquele pequeno ponto em que o mundo e os demônios estão naquele momento atacando, eu não estou confessando Cristo, porém ousadamente eu possa estar professando a Cristo. No calor da batalha, não é a lealdade do soldado que é provada, e sim estar firme no campo de batalha, além disso, é um vôo simples e com desgraça, se ele recua nesse ponto.”


            Finalmente, algumas questões são centrais para a teologia cristã, enquanto outras são apenas periféricos. Vamos sempre que possível analisar as questões centrais da Teologia Cristã e também as questões periféricas.

Vivendo Cristo... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Temos Atualmente:
Comentários (0)

Postar um comentário

Cadastre-se abaixo e Receba os downloads em seu E-mail

Menu