Há salvação para aqueles que nunca ouviram o Evangelho?

quarta-feira, 27 de abril de 2011
     
   Há salvação para aqueles que nunca ouviram o Evangelho ?

         Essa pergunta normalmente vem na mente daqueles que passam pelo estudo da salvação e seus correlatos assuntos. Tentarei explicar de modo objetivo esse tema, mas primeiro precisamos definir algumas questões antes de entrar diretamente na problemática teológica.

1)   Todos somos pecadores e indignos da salvação

            A Bíblia é clara:
 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.   (Sl 51.5)
            Antes de conhecermos a salvação somos filhos da ira:
 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. ( Ef.3.2)
E como Paulo diz:
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
(Rm 3.10)
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
(Rm.3.23)
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. ( Rm 5.12)


De acordo com essas referencias a Bíblia é clara e enfática sobre a questão de sermos pecaminosos desde nosso nascimento e conseqüentemente vivemos sob o domínio do pecado, caracterizado pela nossa natureza caída ( conseqüência da queda de Adão no Éden)  e por isso necessitamos de salvação, não só os aqueles que nunca ouviram o Evangelho e sim Todos os Habitantes da terra.

Precisamos entender uma coisa, para aqueles que nunca ouviram o Evangelho, eles compartilham de algo que todos compartilhamos, que se chama a Revelação Geral de Deus, ou seja, a revelação que é natural de Deus, que mesmo sem uma intervenção sua na humanidade, a gloria de Deus é manifesta no que é natural e existencial. Veja o que Paulo diz:
Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
   Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis
(Rm.1.19,20; NVI)
Dessa forma sabemos que Paulo conclui enfaticamente que a humanidade é Indesculpável  em relação a manifestação de Deus aos Homens. Portanto podemos concluir que a revelação geral é revelada para todos os homens, sabedores das Boas Novas em Cristo ou não (os pagãos). Então para esses pagãos existe algum tipo de salvação fora do Evangelho, ou seja, fora de Cristo?

2)    Existe salvação fora de Cristo?

Essa é uma questão crucial para o nosso estudo, pois não a evidências Bíblicas para declarar que possa haver Salvação ou remissão dos pecados fora de Cristo, ou seja, fora do entendimento da obra e sacrifício de Cristo por nós, e sendo aceita pela fé pelo pecador. Essa compreensão na teologia é chamada Revelação Especial ( A revelação do próprio Cristo para a Humanidade). Vejamos o que as Escrituras dizem:

·         Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. ( Jô 14.6)
·         Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus. ( 1 Tm 2.5)
·         Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus... porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados..(Hb 10.12 e 14)

Com essa provas Bíblicas concluímos com as palavras de Pedro em Atos 4.12:
“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”

Entendemos que a revelação de Cristo Jesus é o único meio pelo qual a humanidade pode alcançar a Salvação de sua alma, pois não há nenhum outro meio ou possibilidade de reconciliação com o Pai sem o Mediador, que é Cristo.
Então poderíamos nos perguntar: É certo, ou justo com aqueles que nunca ouviram o Evangelho de Cristo serem condenados?
A principio essa pergunta parece um pouco complicada de se responder, mas a luz das escrituras torna claro o entendimento,pois Paulo nos ensina através da revelação geral, que todo aquele que não ouviu o Evangelho sabem sobre o seu "eterno poder e divindade" (Romanos 1:20).
Todos têm esta consciência de que Ele "fez o céu e a terra, o mar e tudo que neles há" (Atos 14:15). Eles estão conscientes de que Deus:
"não deixou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo (Atos 14:17).
  Embora eles não tenham o conhecimento da  Lei de Moisés:
De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei;
pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.
                                                          (Rm 2:12-15).

Veja o que diz o Dr. Norman Geisler sobre o assunto:

Mesmo que Deus tenha se revelado aos pagãos na criação e na consciência,a humanidade universalmente  rejeitou essa luz. Portanto, Deus não é obrigado a dar-lhes mais luz, pois eles transformaram a sua luz. De fato, embora tenham a verdade, "a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça" (Rm 1:18). Alguém perdido na escuridão de uma selva densa, que vê uma mancha de luz deve ir em direção a ela. Se essa pessoa se afasta do pouco de luz e torna-se perdido para sempre na escuridão, há apenas uma pessoa para culpar. As Escrituras dizem: "Este é o veredicto: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas em vez da luz porque suas obras eram más" (João 3:19).
Se alguns descrentes verdadeiramente buscavam a Deus através da revelação geral, Deus iria prover a revelação especial suficiente para a salvação.
           Depois que Deus levou Pedro para o gentio Cornélio, Pedro declarou: "Agora eu percebo como é verdade que Deus não mostra favoritismo, mas admite homens de todas as nações que o temem e fazem o que é certo" (At 10:35). O escritor de Hebreus nos diz que aqueles que buscam, encontrar. "Ele recompensa aqueles que o buscam" (Hebreus 11:6).
Deus tem muitos caminhos à sua disposição através do qual ele pode obter a verdade do evangelho às almas perdidas.
         A forma normativa é através de pregadores do Evangelho (Romanos 10:14-15), quer pessoalmente, quer na rádio, TV, ou alguma gravação. Em certa ocasião, Deus usará um anjo para pregar o Evangelho "a toda nação, tribo, língua e povo" (Ap 14:6). Muitas pessoas têm sido dada uma Bíblia, lê, e foi salvo. Outras foram salvas através da literatura evangélica. Nós não temos nenhuma maneira de saber se Deus transmitiu a revelação especial através de visões, sonhos, e em outras formas milagrosas. A verdade é que Deus está mais disposto que todos sejam salvos do que somos. Porque "o Senhor não retarda a sua promessa, como alguns a julgam demorada entender. Ele é paciente com você, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9).Deus exige a justiça que ele condena todos os pecadores, mas seu amor o leva a dar a salvação para todos aqueles que, por sua graça vai acreditar. Para "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10:13).
Uma coisa é importante manter em mente. Para enviar pessoas para o inferno que nunca ouviram falar não é injusto. Para pensar assim é como afirmar que isso não é certo para alguém morrer de uma doença para a qual existe uma cura de que ele ou ela ainda não tenha ouvido. A questão crucial é como se a doença não tem, se ele ou ela já ouviu falar de uma cura. Além disso, se alguém deseja nem saber que existe uma cura nem para fazer o que é necessário para obter a cura, então ele ou ela é certamente culpável.

            Com isso concluímos o nosso estudo que para o gentio, ou pagão, descrente ou qualquer outra classificação de pessoas que nunca ouviram falar do Evangelho, são culpadas por não atender o chamado da revelação geral e ir em busca da luz salvadora e não correr para as trevas da sua natureza carnal.

            Espero ter contribuído para o seu crescimento na palavra de Deus. Que Deus vos abençoe !!!

Vivendo Cristo....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Temos Atualmente:
Comentários (0)

Postar um comentário

Cadastre-se abaixo e Receba os downloads em seu E-mail

Menu