Nossa Crença é realmente uma escolha?

segunda-feira, 20 de junho de 2011

       A nossa crença, é realmente uma escolha? Não é mais uma condição do nosso meio ambiente, cultura, ou predisposição pessoal?Da mesma forma, não poderia este ser dito sobre o amor?Como podemos cumprir o mandamento de amar?Será que realmente temos controle sobre isso? Sera que nossas decisões não são baseadas pelo nosso convivi-o familiar em determinada crença? ou será que o livre-arbítrio é algo meramente da mente humana, pois todas as coisas são ordenadas por Deus? inclusive nossas Crenças? 


                                 
Vamos tentar compreender um pouco sobre esse assunto.
      Sempre que falamos sobre as crenças e as escolhas,  inevitavelmente nos leva a uma discussão sobre o livre-arbítrio.São os seres humanos capazes de fazer escolhas livres em tudo?( A uma postagem sobre a argumentação sobre sermos seres livres e de decisões próprias) .Mas a liberdade libertária implica que você pode escolher  investigar e ter razão por meio de idéias


    Deus nos considera responsáveis ​​por nossas ações e nossas escolhas.Um aspecto do ser humano, é a capacidade de olhar além dos seus hábitos e costumes e fazer perguntas como: "por que".Por que fazemos isso ou aquilo? Que razões temos para fazer assim e assim?Na verdade, consideramos que é o progresso, quando simplesmente não agimos como fizemos no passado, mas investigamos se o que estamos fazendo tem boas razões para o fazermos.
 Isto é parte importante da estrutura Filosófica, a responsabilidade humana em investigar algo ao invés de simplesmente aceita-lá, sem utilizar o mecanismo mais construtivo do ser humano, que é a Razão.
      Como exemplo, há muitos anos, as pessoas detidas à crença de que os de ascendência Africana, foram de alguma forma menos humana que as outras pessoas no planeta e que poderiam ser compradas e vendidas como propriedade. Foi só depois de uma minoria de pessoas dedicadas, tais como William Wilberforce, que começou a insistir por meio do discurso e da argumentação, que as crenças começaram a mudar.
      Mesmo hoje, eu sei de muitas pessoas que tiveram algum tipo de crença ou convicção pelo qual  foram ensinados, mas que agora já não detêm, por motivos que seus argumentos os levaram a mudar de pensamento Por exemplo, um Jovem que é criado em um lar cristão durante toda a sua juventude, e após de se deparar com alguns conceitos e argumentos  Ateus, acaba aderindo a forma ateísta de pensamento e filosofia de vida. Então, eu vejo isso como prova de que uma crença específica pode ser mudada pela troca de idéias e alguns pensamentos sobre determinado tema.
       A própria  Bíblia ensina essa visão.Sabemos que nos é dito para testar nossas crenças - mesmo aqueles que o cristianismo apoia e crer. Paulo escreve em 1 Tessalonicenses 5:21 que devemos "examinar tudo com cuidado, apegar-se o que é bom".Isso significa que tudo o que temos deve ser olhado com cuidadosa consideração para ver se há uma boa base para a nossa aceitação dessa visão. A visão mais nítida desta, foram aqueles em Berea mencionados em Atos 17:11, que não apenas aceitaram o ensino de Paulo, mas verificaram  com as escrituras - certificando-se que as alegações e argumentações de Paulo estava alinhado com sua teologia.
       A Bíblia também nos ensina que temos escolhas quanto ao que devemos acreditar. Consistentemente, somos admoestados em toda a Escritura para escolher a quem servir.O verso mais conhecido para este efeito é João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." de acordo com o Dicionário Teológico Kittel do Novo Testamento, o verbo para Crer significa confiar e também carrega uma idéia de comprometer-se com a pessoa ou ideia.  Isso pode significar ser persuadidos de uma determinada posição.No livro de Romanos, Paulo diz que se alguém acredita em seu coração que Jesus foi ressuscitado dentre os mortos, eles serão salvos
        Então para concluir, se cremos em Deus, ou em alguma coisa, cremos porque temos motivos suficientemente coerentes para o fazermos ( pelo menos, aqueles que realmente se compromete em analisar sua crença individual) nossas decisões e crenças devem ser analisadas e compreendidas por nós mesmos, não sendo uma crença influenciada pelo meio ou pelas circunstâncias adversas em nossas vidas. Por exemplo:


       " Sou Cristão, porque sei que a Bíblia é a palavra de Deus, e que ela me diz que sou pecador e que preciso de um salvador para me livrar do juízo que me condena, como sendo parte de uma humanidade condenada pelo pecado de Adão, o primeiro de toda raça humana.
Creio que Deus Pai enviou seu filho jesus Cristo para morrer pelos meus pecados, me livrando da culpa, por ser um inocente e sem pecados, sendo sacrificado por mim, sendo o reconciliador da humanidade pecadora a Deus, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. sendo assim creio que minha escolha em ser Cristão é uma escolha livre e com maior evidências reais e internas da realidade da existência de um Deus, um filho que morreu por mim e para que hoje eu pudesse ter a salvação do meu Espírito na Glória.
      Essa é a minha escolha e crença pessoal.


   um forte Abraço.


   Vivendo Cristo !!!! Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Temos Atualmente:
Comentários (0)

Postar um comentário

Cadastre-se abaixo e Receba os downloads em seu E-mail

Menu