A Trindade no Antigo Testamento

terça-feira, 5 de julho de 2011
A Trindade no Antigo Testamento

         Há evidências da Trindade no Antigo Testamento? A verdade sobre a natureza e pessoa de Deus tem sido progressivamente revelado na Bíblia. Portanto, embora o Antigo Testamento é claramente limitado no que pode ser considerado suporte direto para a doutrina da Trindade, no entanto as escrituras hebraicas deixam espaço para a idéia de uma pluralidade de pessoas na natureza única de Deus. Esta idéia de pluralismo é evidente em pelo menos três maneiras no Antigo Testamento.

            1) Em primeiro lugar, enquanto que as escrituras hebraicas são as forças na verdade do monoteísmo;

Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Dt 6.4“.
“Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. , Is 43.10 ,

            É curioso as provas de que o substantivo hebraico (Deus Elohim " ) é geralmente no plural.

            2) Em segundo lugar, em um punhado de passagens do Velho Testamento é usado pronomes e verbos no plural para falar de Deus. Três vezes no livro de Gênesis, Deus fala de si mesmo no plural. Gênesis 1 nos diz que assim como Deus foi criar o homem disse:

 "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança "(Gênesis 1:26).

            O texto a seguir define "a nossa imagem", como "a imagem de Deus". Da mesma forma, após a queda de Adão e Eva em pecar (Gênesis 3), Deus disse:

“Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal... ( Gênesis 3.22 parte A)
  
             E então a construir a torre de Babel, Deus disse:

 “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro”. (Gênesis 11:7).

            É altamente improvável que essas misteriosas e divinas referências no plural pode ser explicadas como mero "plural de majestade". Também não é razoável concluir que Deus estava falando com os anjos, pois os comentários são aplicáveis, no contexto, a pessoa ou pessoas de Deus (Gênesis 1:26).

            3) Em terceiro lugar, em antecipação do Novo Testamento, as referências ao "Senhor", "Verbo" e "Espírito" (ou, em hebraico, sopro de Deus ) são mencionados no Antigo Testamento, no contexto das atividades exclusiva de Deus. Por exemplo, o Salmo 33:6 diz:

“Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.

            Embora estas passagens do Antigo Testamento e outras que sugerem uma pluralidade divina, certamente não provam a trindade, são consistentes com a modificação dos apóstolos do entendimento tradicional do monoteísmo judaico. O único verdadeiro Deus se revela em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

            Que Deus vos abençoe !!!

Vivendo Cristo !!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Temos Atualmente:
Comentários (0)

Postar um comentário

Cadastre-se abaixo e Receba os downloads em seu E-mail

Menu