COMO CAIM TEVE UMA ESPOSA? QUEM ERA ELA?

quarta-feira, 27 de abril de 2011
Como Caim teve uma Esposa? Gn. 4.17

“E conheceu Caim a sua mulher...”Gn 4.17 p.A
A resposta mais razoável para essa velha questão é que Caim casou-se com algum descendente de Adão e Eva. Se Deus criou Adão e Eva para serem os primeiros seres verdadeiramente humanos, então parece mais natural concluir que Deus havia feito para parentes próximos e formar pai-mãe de unidades nas primeiras gerações da humanidade.
Afinal de contas, dado o fato de que Deus criou Adão e Eva, dado o fato de que eles foram exortados e abençoados com as palavras "Sede fecundos e multiplicai-vos", Deus não teria planejado bem( e isso é impossível), se os descendentes de Adão e Eva não podiam encontrar parceiros !
Uma objeção comum à resposta acima para a clássica pergunta é : Em Gn 4:17as filhas não foram mencionadas, assim como poderia Caim ter arranjado a sua esposa?
Essa objeção pode parecer difícil no começo, mas desaparece quando os pressupostos ocultos por trás da oposição são divulgados:
  • 1) Assume dogmaticamente que a transição de Gn 4:16 :
"E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou em na terra de Node, da banda do Oriente do Éden."
  • E Gn 4:17
“E conheceu Caim a sua mulher ...")
é de uma ordem cronológica imediato. Ou seja, a objeção acima assume dogmaticamente que aconteceu em Gn 4:17 imediatamente dentro de uma janela estreita de tempo com os acontecimentos em 4:16.Para ver que esse dogmatismo não é razoável, observar que toda a vida de Adão foi comprimida em 2:08-5:03. Temos uma narrativa muito densamente compactada aqui no início do Gênesis. Leia as Gn 2:17 e 2:18. É razoável a ser dogmático, que aconteceu logo após 2:18 e 2:17?
      Mesma pergunta para os eventos de 2:18-21. Não temos nenhuma garantia literária que os acontecimentos de 2:21 aconteceu imediatamente depois que Adão foi feito de nomeador  do reino animal. Também não temos qualquer direito de dogmatismo a alegação de que segue imediatamente Gn 4:01 de Gn 3:24.
      Perante estes fatos, então, que os primeiros capítulos do Gênesis são apenas relatos de acontecimentos-chave na história primitiva da humanidade. Não temos o direito de ter os nossos padrões pessoais usando essa lógica: "Isso aconteceu, e depois essa outra coisa aconteceu logo depois, e depois logo depois que algo aconteceu, etc " e aplicá-las a um documento semita de 2500-3500 anos atrás. O leitor é convidado a refletir sobre o que seria sua biografia escrita em apenas, digamos 300 palavras. Certamente não se podia esperar um bom fluxo linear de tempo para a vida de uma pessoa em 300 palavras. Agora, tente restringir a criação do Universo, a criação da vida, da criação do homem, e as ações iniciais da humanidade, a alguns capítulos escasso.
2)      Ele assume que o que acontece nos versos mais tarde devem necessariamente ocorrer após o que acontece na tarde daquele dia. Adão é relatado que viveu 930 anos - tempo suficiente para a paternidade de muitos e muitos filhos.
            De fato, os relatórios Gn 5:4 diz que ele tinha filhos e filhas. Esta passagem, sendo localizado em um relato sumário da linha de Adão a Noé, não pode ser fixada até um tempo específico para posterior exílio de Caim e, portanto, não podemos ser dogmáticos sobre a tese de que Caim não poderia ter encontrado uma esposa.
            A passagem de Gn 5:4 fala de um processo: Adão teve filhos e filhas (pode-se dizer que um bom número delas -, mas não temos idéia de como muitos, ou seja, o texto não tem por objetivo a integralidade, listando todos os nascidos). Este não é o relato de um evento unilateral , mas é o relato de uma série de eventos. Assim, é perfeitamente possível e razoável concluir que Adão teve outros filhos em toda a duração de Caim.
            Além disso, os filhos de Adão e Eva teriam seus próprios filhos, e aquelas crianças que se propagam, e assim por diante. Assim, Caim não seria absolutamente restrita à seleção de uma irmã dele (uma filha de Adão e Eva), para uma companheira. Ele pode ter escolhido uma sobrinha, ou outra parente próxima..
            Note-se que Gn 4:17 não especificar exatamente quando Caim encontrou sua companheira. Ele simplesmente assume que Caim tinha encontrado uma companheira, e, em seguida, o texto não prevê uma data exata ou o tempo em relação a outros eventos mencionados quando Caim encontrou sua companheira.
            Portanto, aqueles que afirmam dogmaticamente que Caim não poderia ter encontrado um companheiro é falho em seu dogmatismo( ou Argumento). Com relação ao texto em si, não há nenhum problema, em tudo, como nós temos uma solução altamente provável que a clássica pergunta sobre onde Caim obteve sua esposa.
            Pessoalmente, a questão de como alguém visivelmente amaldiçoado por Deus poderia adquirir uma companheira é mais interessante. A questão de onde Caim encontrou um companheiro é melhor respondida como afirma acima: ele encontrou uma fêmea descendente de Adão e Eva. Mas nós não sabemos exatamente como ele conseguiu obter a sua esposa.
            Eu acharia interessante saber exatamente como ele fez isso, mas a Escritura não dá nenhuma pista de como. Felizmente, a falta de conhecimento sobre uma questão interessante como se coloca aqui não tem nada a ver com a validade de qualquer argumento para a existência de pelo menos um erro sério nos autógrafos (textos originais da Bíblia). Culturalmente, porém, é bem possível que Caim teria obtido uma mulher como uma escrava.
            Em resposta a aqueles que argumentam que essa resposta envolve uma "especulação":
  • Eu defendo que a explicação dada acima é razoável e é baseado em uma dedução quase óbvio com base na premissa de que:
1)      Deus criou um homem e uma mulher
2)      Deus os abençoou com a exortação para se multiplicar.
             
              "  A dedução razoável não são suposições. uma especulação é uma declaração sem qualquer consideração da força ou da razoabilidade da declaração"

           A explicação ortodoxa  é uma dedução razoável com base nos dados bíblicos de (1) e (2). Ninguém especula a existência de proposições (1) e (2) no texto.Proposições (1) e (2) estão no texto para que todos possam ler.
            Algumas  polêmica presta desserviço para aqueles que querem um retrato justo das explicações, os seus pontos fortes e seus pontos fracos. A discussão de assuntos bíblicos pode ser rentável quando as, emoções e as demissões rápidos são descartados por um senso da razão, humildade e um reconhecimento de que para lidar com as Escrituras que estamos muitas vezes na mesma situação de um homem que tenta descobrir o que um filme é apenas  vendo apenas alguns minutos, segundos, ou até mesmo alguns quadros, de um filme.
            Uma objeção cética para a solução clássica para a questão de onde Caim obteve sua esposa, que eu acho é que muitas vezes essa relação poderia ser incestuosa. Na verdade, a maioria se não todos os pares dos primórdios seria incestuoso. Um crítico pergunta:

Em outras palavras, os nossos amigos apologética nos querem fazer crer que o incesto não era imoral, até que a estrutura familiar estável. Será que a moralidade média evolui e incesto só se tornou imoral em um determinado ponto da história? Isso cheira a "ética situacional", que em outros casos é a desgraça fundamentalistas são tão rápidos para condenar. O que é imoral ao mesmo tempo não é imoral em outra.”
            Concordo com as primeiras declarações e terceiro nesta citação. Ver (a) e (b) acima: Deus não criaria um homem, uma mulher, e exortá-los a multiplicarem-se, as suas crianças misturadas e propagar humanidade. Aparentemente, essas ações não eram pecadores então. Voltemo-nos para outras instruções nessa polêmica.
A última frase também é bem verdade, por certo, em Lev 18 é um conjunto de leis contra certos tipos de relações sexuais. As relações entre, digamos, irmão e irmã foram autorizadas para os primeiros dias da humanidade (segundo o Gênesis), mas não foram permitidos neste código, que foi dada durante o Êxodo, muito tempo depois de Caim tinha sido ao redor.
"Isso significa que a moralidade evolui e incesto só se tornou imoral em um determinado ponto da história?". Posso concordar com a seguinte declaração a conjunção em sua declaração. Mas não posso concordar com a alegação de que o que temos aqui é um produto da evolução moral. Deus permitiu que uma determinada ação no começo, agora ele já não o permite. Aqueles que gostariam de saber por que (e é uma boa pergunta) são convidados a perguntar-lhe porquê. Aqueles que iria pedir a justificação de Deus de como ele deixou a humanidade se desdobrar são convidados a corresponder comigo e me ilumine, quando Ele diz que a resposta ou explica tudo a sua satisfação.
            Outro ponto que merece destaque é que o fato de que Deus permite que uma coisa ao mesmo tempo, mas depois a proíbe, de modo algum aumenta a autonomia do homem em relação a uma lei moral que é dada a partir de humanidade "de fora". Ela não decorre logicamente a todos os que, mesmo que Deus permitiu que certos comportamentos na terça-feira e sexta-feira, mas eles não permitido nos outros dias da semana (por exemplo), que nós seres humanos não teriam licença para seguir ou não segui-los como quisermos. Se a lei moral tem origem exterior ao homem (como os cristãos alegam), então o homem não pode mudar a lei, mesmo que a lei em si é transformado por Deus.
Uma falácia categoria é exibido pela comparação das ações de Deus e aconselhar-se com "ética situacional. - Que, em outros casos é a desgraça fundamentalistas são tão rápidos para condenar" Esta é comparar a situação onde o ser humano decidir o que é ético ou moral (ética situacional) a uma situação em que Deus decide o que é ético ou moral (que podem ser, digamos, um irmão e uma irmã de sexo?).
    Veja o que Paulo diz em Romanos  7.7-8
Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum; mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não coneceria a concupiscência, se a lei não disesse: não cobiçarás. Mas o pecado tomando ocasião pelo mandamento, obrou em mim toda a concupiscência; porquanto sem lei estava morto o pecado.
            E sabemos que a norma da lei veio muitos anos depois com Moisés.
       veja também essa tabela feita pelo teólogo Dr. Hugh Ross:

       O primeiro passo para a solução deste problema é reconhecer que Adão e Eva tiveram muitos filhos mais do que Caim, Abel e Seth. Gênesis 5:4 diz que "depois de Seth nasceu, Adão viveu 800 anos" e que "tinha outros filhos e filhas." Na verdade, a genealogia de Gênesis 5 registros que todos os descendentes de Adão até Lameque teve "outros filhos e filhas." Esses outros filhos e filhas nasceram para os homens, mesmo com mais de 187 anos. Considerando-se o longo ciclo de vida registrada em Gênesis 5 (que eu levo a sério baseado em evidências descritas na Questão Gênesis, pp 117-122) e supondo que o casal permaneceu por cerca de reprodução metade da sua vida, que existia a possibilidade de uma verdadeira explosão populacional. De fato, a população mundial poderia ter abordado alguns bilhões por ocasião da morte de Adão com a idade de 930 (ver quadro).
O crescimento populacional esperado na vida de Adão
De acordo com Gênesis 5, a expectativa de vida de Adão a Noé em média 912 anos. Cada um dos patriarcas "tinha outros filhos e filhas", além de os filhos registrados pelo nome. Os cálculos baseiam-se na tabela:
  • esperança de vida = 900 anos,
  • primeiro filho vem aos 50 anos,
  • criança rolamento = 500 anos, e
  • uma criança a cada cinco anos durante anos para ter filhos.
anoreprodução de casaiscrianças nascidaspopulação total
0102
50102
10011012
15063042
20021100142
25071352494
30024712101704
35085241805884
400294214,45020,334
45010,16749,89270,226
50035,113172,358242,584
550121,292595,378837,962
600418,9802,056,5302,894,492
6501,447,2457,103,8629,998,364
7004,999,17624,538,53634,536,930
75017,268,44484,762,338119,299,368
80059,649,613292,790,780412,090,500
850206,045,0031,011,374,1201,423,465,830
900711,732,0633,493,544,6504,917,014,660
         De acordo com a matemática simples, se Caim esperou para se casar até que ele foi de cerca de 200 anos de idade, ele provavelmente teve várias mulheres à escolha, fornecendo alguns migraram para o leste de Nod com outros membros da família. Se ele esperou mais de 200 anos para construir uma cidade, ele poderia ter tido, pelo menos, alguns milhares de pessoas para ajudá-lo, novamente assumindo alguma migração ocorreu. Não é totalmente impossível que Caim tinha irmãs, de quem tomar uma esposa, mesmo antes de seu exílio e do nascimento de Seth. O texto não nos diz.
     Evidências arqueológicas indicam que o crescimento populacional não decolou explosiva na era pré-diluviana. O que aconteceu? Minha opinião é que o pecado de Caim eventualmente cresceu fora de controle. O homicídio pode ter-se tornado a primeira causa de morte. Esse cenário explica a linguagem muito forte com Deus usou Noé em Gênesis 9:6, comandando descendentes de Noé para exercer todos os meios necessários até a pena de morte para refrear o pecado do assassinato.
        A última parte do quarto capítulo do Gênesis sugere, no entanto, que o pecado de homicídio levou várias gerações a atingir proporções catastróficas. Assim, os números sugeridos anteriormente para candidatos de Caim matrimônio e concidadãos não são susceptíveis de ter sido significativamente afectada.
        Um forte abraço e espero que  tenham sido instruídos pelo conhecimento verdadeiro da palavra.
Vivendo Cristo!!! 
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Comentários (1)
Anônimo disse...

As escrituras são livros de fantasias, que conta estórias Fantasiosas sem a menor chance de comprovar, a evolução geneológica da família de Adão só se explicaria através de incestos, e ainda tem gente que acredita.

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